Stephanie Manu
3 min readApr 21, 2024

--

Discurso de Fred Hampton proferido originalmente em abril de 1969, transcrito do jornal The Movement, editado pelo Students for a Democratic Society (SDS), na edição especial dedicada a Fred Hampton, publicada em janeiro de 1970, Vol. 5, nº 12.

Todo poder ao povo! O que basicamente vamos falar hoje é sobre o que os porcos estão fazendo com os Panteras por todo o país. Vamos ter que falar sobre o que temos que fazer sobre a repressão que eles estão exercendo contra o Partido Pantera Negra. Nós não estamos preocupados em fugir dela — vamos tentar lidar com ela.

Primeiro temos que falar sobre o homem mais importante. O homem mais importante no Partido Pantera Negra, é o homem mais importante na luta hoje — nos Estados Unidos, em Chicago, em Cuba ou em qualquer lugar — o homem mais importante na luta de libertação é o nosso Ministro da Defesa, e o de vocês também, Huey P. Newton. Ele é o homem principal porque a cabeça do polvo imperialista está bem aqui neste país, e, seja lá quem está enfrentando a cabeça do polvo neste país, é o homem mais importante. Ele está preso agora. Temos que falar para o mundo que Huey P. Newton foi julgado pelos porcos e eles o declararam culpado. Ele foi julgado pelo povo, que o considerou inocente, e nós dizemos que deixem-no ir, libertem-no, porque nós o consideramos inocente. Essa é nossa demanda inflexível. Nós não vamos descansar um só dia, nós não vamos desistir da luta para libertar nosso Ministro da Defesa, Huey P. Newton, e vamos continuar exercendo pressão nas estruturas do poder e bombardeá-las constantemente com a exigência do povo para que Huey P. Newton seja libertado.

Foi Huey P. Newton que nos ensinou como o povo aprende. Aprende-se através da participação. Quando Huey P. Newton começou o que ele fez? Ele pegou uma arma, depois chamou Bobby, e Bobby pegou uma arma. Havia um problema na comunidade porque as pessoas estavam sendo atropeladas — crianças estavam sendo atropeladas — em um determinado cruzamento. O que foi que o povo fez? O povo foi até o governo apresentar suas queixas e o governo mandou o povo pro inferno: “Não vamos colocar semáforos lá até que vejamos necessidade”. O que Huey P. Newton fez? Ele foi falar para o povo sobre as leis, escreveu cartas e tentou propagandear elas todo esse tempo? Não! Parte disso é até bom, mas a massa não lê — foi o que ouvi Huey dizer — ela aprende através da observação e da participação. Mas ele apenas disse isso? Não! Então o que ele fez? Ele pegou uma 12, com Bobby e um martelo, e eles foram até a esquina. Ele deu a 12 para Bobby e disse a ele que se algum porco filho da puta se aproximasse era para estourar seus miolos. O que ele fez? Ele foi até a esquina e colocou uma placa de pare. Sem mais acidentes e sem mais problemas. Então ele voltou — outra situação como aquela. E o que o povo fez? Eles viram aquilo, eles observaram; eles não tiveram chance de participar daquilo. Da próxima vez, o que eles fizeram? O mesmo tipo de problema apareceu. O povo pegou suas 12, pegaram suas 9mm e seus martelos. Como eles aprenderam? Eles aprenderam observando e participando. Eles aprenderam uma coisa. Quando há fogo, vocês se juntam ao redor do fogo. Huey pegou a 12 e todos se juntaram ao redor dele e de Bobby. Eles viram o que estava acontecendo e tiveram a chance de participar daquilo. Como um líder de vanguarda, ele ensinou ao povo sobre as estruturas de poder; ele conduziu o povo através do caminho correto da revolução. O que nós estamos fazendo?

https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/os-bilhoes-que-a-globo-faturou-com-o-bbb-24#:~:text=Comercializa%C3%A7%C3%A3o%20de%20cotas%20de%20patroc%C3%ADnio%20foi%20recorde%20em%202024&text=N%C3%BAmeros%20extraoficiais%20d%C3%A3o%20conta%20que,contratos%20publicit%C3%A1rios%20do%20BBB%2024.

--

--