A ideia do Partido dos Panteras Negras é bem legal, mas porra socialismo?

Stephanie Manu
3 min readMay 11, 2023

Eu adoro os panteras negras. A estética, os discursos, a forma como eles tem orgulho de ser preto, de trabalhar pelo povo, a revolução armada, eles foram fodas. Mas porra…socialismo? Ai me dói um pouco. Os cara tinham tudo, mas cagaram no básico. Tem um discurso do Fred Hampton, que ele fala sobre como o capitalismo foi usado para separar as massas, separar os pobres, os excluídos, ou seja, o cara acreditava que todo o problema do mundo se passava pelo capitalismo, então os preconceitos, o racismo, era uma parada que o capitalismo criou, sendo que a parada não é assim. Vamos parar pra analisar, senso comum mesmo, analisando o entorno. As pessoas que mais estão na categoria pobre ou miserável na américa (vou abranger a américa pois é onde nós e Fred Hampton vivemos) são pessoas pretas. Tanto na época dele quanto na de agora, as pessoas que estão em situação de rua, mesma coisa, numero de assasinatos, mesma coisa, feminicidios, violencia obstetrica, mesma coisa, transfobia, homofobia, mesma coisa, violencia policial, the same.. e por ai vai. Isso analisando do que a gente vê, mas que se você pegar dados, pesquisas, vai confirmar essa parada, por que ao contrario do que Hampton acreditava, não é o racismo que foi criado a partir do capitalismo, pra reforçar o capitalismo, e sim o contrário. O capitalismo e todas essas outras formas de opressão servem para reforçar o racismo, para dividir o povo preto, para impedir que ele se erga.

Nosso povo tem um poder de movimentar as coisas enorme quando está junto, é por isso que os Panteras fizeram o que fizeram, esse é o maior poder preto, estar em comunidade e lutar por ela, por qualquer meio necessário. Isso não quer dizer que não devemos nos relacionar com outros povos, mas assim como em qualquer relação, antes de ir caçar outro, a gente precisa tá forte em si, estar nutrido de si mesmo, ter conhecimento e amor pela sua própria pele, pelo seu próprio povo. E a gente, como povo, sinceramente ainda não alcançou isso. Essa parada de ficar procurando aprovação branca, esperar que os brancos entendam, esperar que os judeus nos defendam, que os indígenas tomem nossas dores, é a maior prova de que tá cagado, simplesmente não tá pronto pra isso, precisa ser auto-suficiente.

Os Panteras não sacaram isso, fizeram aliança com um monte de povo nada a ver, que basicamente só queria surfar no hype que eles estavam tendo, brancos pobres, latinos, asiáticos, eu duvido que esse povo tomou um tiro pelo partido. O maximo foi nuns protesto pacifico com entrega de panfletos, enquanto Fred e tantos outros estavam dando sua vida pela parada. Por que é isso, para o povo preto essa luta é por uma vida, pra eles não. É no máximo por respeito, pra não ser olhado torto na rua. Abre o olho vei, ninguém luta junto quando há pesos diferentes. Quem perde mais sempre vai correr mais e quem perde menos sempre vai fazer corpo mole, ainda mais quando a gente fala de branco. É basicamente surfar na onda mesmo, aproveitar o esforço do outro pra ganhar uma coisa pra você no meio. “Ei, ei, coloca meu problema na balança aí também que eu te ajudo a resolver os dois” aí chega lá e fica só olhando o outro trabalhar e ganhando os bônus daquilo. É isso vei, essa galera nunca é confiável.

--

--